Questão
1- - Quando alguém capta ou percebe uma qualidade estética em um objeto, ele(a) tem uma experiência estética. Mas o que são, afinal, tais qualidades estéticas? Essa é uma das questões que são objetos de investigação da estética filosófica e que enceta uma disputa entre realistas e antirrealistas estéticos. Sobre essa questão, podemos dizer que:
I. ."O realismo estético afirma que as qualidades estéticas não são meras reações privadas aos objetos do mundo, elas existem como qualidades estéticas, ainda que como qualidades especiais, ou seja, as qualidades estéticas existem efetivamente, mas dependem de certas qualidades não estéticas. Quando um objeto possui determinadas qualidades não-estéticas, então possui necessariamente também determinadas qualidades estéticas, em uma relação de superveniência entre elas".
II. "O antirrealismo estético se caracteriza pela afirmação de que as coisas não são belas ou feias, excitantes ou entediantes, mas somos nós que as percebemos assim, isto é, as qualidades estéticas que atribuímos aos objetos não existem na realidade. O que existem somos nós e algumas qualidades comuns (tal como as qualidades das cores e das formas) às quais reagimos ocasionalmente atribuindo-lhes qualidades estéticas".
III. ""Um argumento a favor do antirrealismo estético é a falta de consenso intersubjetivo no âmbito dos juízos estéticos: frequentemente duas pessoas concordam totalmente em relação às qualidades não-estéticas de um objeto, mas discordam em relação às qualidades estéticas desse mesmo objeto".
IV. "A relação de dependência entre qualidades estéticas e qualidades não-estéticas - a superveniência pretendida pelos realistas estéticos - não é uma relação biunívoca, mas unilateral que funciona em uma única direção, na medida em que uma mesma qualidade estética pode estar fundada em muitas qualidades não-estéticas diferentes - a harmonia, enquanto qualidade estética, de diferentes peças musicais pode estar ancorada em estruturas sonoras totalmente distintas".
V. "A distinção nítida entre o âmbito das qualidades estéticas e o das qualidades não-estéticas é problemática em termos filosóficos porque há uma relação das qualidades estéticas com qualidades não-estéticas, isto é, qualidades estéticas não são independentes de qualidades não-estéticas
Marque a alternativa CORRETA, que corresponde a uma caracterização adequada de alguns termos do debate entre realismo e antirrealismo estéticos.
a) Todas as afirmações são verdadeiras.
b) São verdadeiras as afirmações I, II, III e IV.
c) Todas as afirmações são falsas.
d) São falsas as afirmações II, III e V.
e) São falsas as afirmações I e II.
Questão 2 A
Estética, como área de investigação autônoma da Filosofia, distingue-se como
tal pelos seus objetos de pesquisa, suas perguntas, problemáticas e métodos
específicos. A esse respeito, marque a alternativa que NÃO corresponda a uma caracterização da estética filosófica.
a) "Existe uma estética não-filosófica, que se
diferencia da filosófica menos por seus objetos e mais por seus métodos".
b) "Os objetos da estética filosófica podem ser não
apenas coisas, mas também acontecimentos, situações, qualidades, sentimentos,
dentre outros".
c) "A estética filosófica não é uma teoria do Belo e da Arte porque objetos que não são artísticos e nem belos podem proporcionar uma experiência estética, ou seja, ser possuidores de qualidades estéticas".
d) "A estética filosófica é a teoria da Arte, do
Belo e do conhecimento sensitivos) "Caracterizar a estética como teoria do
conhecimento sensitivo é, por um lado, ampliar demais o seu escopo, vez que o
conhecimento sensitivo abrange áreas que não pertencem à estética; por outro
lado, é uma caracterização estreita, porque a estética filosófica abrange
objetos que não pertencem à percepção sensitiva".
Questão
3 - “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.” Pablo Picasso
Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa:
a) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível.
b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista.
c) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível
d) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa.
Questão 4 - A noção de estética, quando formulada e desenvolvida nos séculos XVIII e XIX, concebia as artes como belas-artes e pressupunha que:
1. A finalidade da arte é desinteressada (não utilitária) ou contemplativa. Em outras palavras, a obra de arte não está a serviço do culto, nem da prática moral das virtudes, assim como não está destinada a produzir objetos de uso e de consumo, e sim a propiciar a contemplação da beleza
2. A arte é produto da experiência sensorial ou perceptiva (sensibilidade), da imaginação e da inspiração do artista como criador autônomo ou livre
3. A arte é uma atividade humana dependente da política, visto que a sua finalidade é servir os grupos economicamente dominantes e dirigentes, isto é, aqueles que podem pagar pelas obras de arte
4. O belo é diferente do bom e do verdadeiro. O bem é objeto da ética; a verdade, objeto da ciência e da metafísica; e a beleza, o objeto próprio da estética
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) 1, 3 e 4. b) 1, 2 e 3. c) 2, 3 e 4. d) 3 e 4. e) 2 e 4
Questão 5 - (Uenp 2009) Estética é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da
natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o juízo e a percepção do
que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem
como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a ideia de obra de
arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado,
a estética também pode ocupar-se da privação da beleza, ou seja, o que pode ser
considerado feio, ou até mesmo ridículo. Sobre filosofia estética julgue as
proposições:
I.
Aristóteles desvaloriza as manifestações artísticas, posto que as considera
como imitação da imitação.
II.
Platão desenvolve um conceito de beleza baseado na ideia de proporcionalidade,
na simetria e na definição.
III.
Hume sugere uma teoria do gosto deslocando a noção de belo e feio do objeto
para o sujeito.
Assinale
a alternativa correta:
a)
I, II e III estão corretas.
b) I
e III estão corretas.
c)
II e III estão corretas.
d)
apenas III está correta.
e)
todas estão incorretas.
A
ResponderExcluir