3° ANO PLANO DE CURSO



COLÉGIO ESTADUAL LUIZA ROSS

Plano de Curso do Ensino Médio Filosofia

OBJETIVOS GERAIS

* Apresentar os conceitos fundamentais do pensamento filosófico ocidental, constituído historicamente, como ferramentas de formação da atitude filosófica;
* Colaborar para a reflexão sobre as relações entre as concepções filosóficas e as condições históricas e a vida cotidiana;
* Desenvolver o espírito crítico e a reflexão filosófica sobre questões contemporâneas, contribuindo para a criação e o fortalecimento de práticas solidaria com a própria comunidade.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Apresentar os fundamentos históricos do pensamento filosófico ocidental;
* Introduzir os principais períodos da historia da filosofia;
* Desenvolver os vários significados da razão e apresentar as concepções contemporâneas sobre o tema;
* Refletir sobre o conceito de verdade, central na construção do pensamento e no entendimento da busca de conhecimento;
* Introduzir a origem da lógica entre os gregos e indicar as principais ferramentas do pensamento lógico;
* Apresentar as relações entre o conhecimento, a linguagem e a consciência;
* Identificar os significados do conceito de cultura e das práticas culturais na perspectiva filosófica;
* Elaborar um quadro filosófico sobre a religiosidade humana em diferentes culturas;
* Analisar a produção artística e sua relação com o desenvolvimento das recentes tecnologias e com a economia do mercado;
* Apresentar as diferenças entre ética e moral e compreender os significados da liberdade como construção de ética humana;
* Compreender as noções de política e sociedade civil e introduzir os principais fundamentos da historia da filosofia política.




ANO
ORDEM
CAPÍTULOS
CONCEITOS
1º, 2º e 3º
1
2
3
4

5
6
A atitude filosófica
O que é a filosofia
A origem da filosofia
Períodos e campos de investigação da filosofia grega
Principais períodos da historia da filosofia
Aspectos da filosofia contemporânea.
Filosofia, historia da filosofia
7
8
9
10
11
12
Os vários sentidos da palavra razão
A atividade racional e suas modalidades
A razão: Inata ou adquirida?
A razão na filosofia contemporânea
Ignorância e verdade
Buscando a verdade
Razão e verdade



                  
13
14
15
16
17
18
O nascimento da lógica
Elementos da lógica
A preocupação com o conhecimento
Percepção, memória e imaginação
Linguagem e pensamento
A consciência pode conhecer tudo?
Lógica, conhecimento, consciência
19
20
21
22
23
24
A existência ética
A filosofia moral
A liberdade
A atitude cientifica
A ciência na historia
As ciências humanas
Ética e ciência
25
26
27
A vida política
As filosofias políticas
A questão democrática.
Política



METODOLOGIA

As atividades complementares contribuem para que os alunos sejam capazes de processar informações e conhecimentos partindo de diferentes fontes e tenham condições de expressar suas concepções e visões de mundo por meio de múltiplas linguagens.
Pretende-se, portanto, sugerir estratégias pedagógicas, (aulas expositivas, pesquisas, apresentação de filmes, documentários, slides em multimídia, trabalhos em grupos, seminários (café filosófico), debates, criação de textos e artigos e estudo dos textos do livro FILOSOFIA de Marilena Chauí) para a aquisição de algumas competências indicadas pelos Parâmetros  Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.



AVALIAÇÃO

A avaliação tem por finalidade aferir o conjunto de conhecimentos adquiridos individualmente pelo aluno durante determinado período letivo. Portanto, ela se relaciona diretamente aos objetivos do curso e as concepções de conhecimento adotadas pelo professor.
Os métodos (Quantitativos: Prova escrita individual, seminários,  trabalhos individuais e em grupos, apresentação e reflexão sobre os conteúdos trabalhados, vídeos, filmes, slides) e (Qualitativos: responsabilidade,  pontualidade, assiduidade, comprometimento, participação, agindo de maneira cooperativa, utilizando formas de expressão que favoreçam a integração grupal, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade). Quando elaboradas resultam em ferramentas adequada para que certos conteúdos objetivos e subjetivos, sejam avaliados, oferecendo ao professor indagações e reflexões sobre os temas e os conteúdos centrais para verificação da aprendizagem.


BIBLIOGRAFIA


Parâmetros Curriculares Nacionais

Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Paraná.

CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda e MARTINS. Maria Helena Pires. FILOSOFANDO. Introdução à Filosofia. Volume Único. Moderna, 2009.

Prof. João Bôsco Almeida Cruz



Curitiba, fevereiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário