COLÉGIO ESTADUAL LUIZA ROSS
Plano de Curso do Ensino Médio
Filosofia
OBJETIVOS GERAIS
* Apresentar os conceitos fundamentais do pensamento filosófico ocidental,
constituído historicamente, como ferramentas de formação da atitude filosófica;
* Colaborar para a reflexão sobre as relações entre
as concepções filosóficas e as condições históricas e a vida cotidiana;
* Desenvolver o espírito crítico e a reflexão
filosófica sobre questões contemporâneas, contribuindo para a criação e o
fortalecimento de práticas solidaria com a própria comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Apresentar os fundamentos históricos do pensamento filosófico ocidental;
* Introduzir os principais períodos da historia da
filosofia;
* Desenvolver os vários significados da razão e apresentar as concepções
contemporâneas sobre o tema;
* Refletir sobre o conceito de verdade, central na
construção do pensamento e no entendimento da busca de conhecimento;
* Introduzir a origem da lógica entre os gregos e
indicar as principais ferramentas do pensamento lógico;
* Apresentar as relações entre o conhecimento, a
linguagem e a consciência;
* Identificar os significados do conceito de
cultura e das práticas culturais na perspectiva filosófica;
* Elaborar um quadro filosófico sobre a
religiosidade humana em diferentes culturas;
* Analisar a produção artística e sua relação com o
desenvolvimento das recentes tecnologias e com a economia do mercado;
* Apresentar as diferenças entre ética e moral e
compreender os significados da liberdade como construção de ética humana;
* Compreender as noções de política e sociedade
civil e introduzir os principais fundamentos da historia da filosofia política.
ANO
|
ORDEM
|
CAPÍTULOS
|
CONCEITOS
|
1º, 2º e 3º
|
1
2
3
4
5
6
|
A atitude filosófica
O que é a filosofia
A origem da filosofia
Períodos e campos de
investigação da filosofia grega
Principais períodos da historia
da filosofia
Aspectos da filosofia
contemporânea.
|
Filosofia, historia da
filosofia
|
7
8
9
10
11
12
|
Os vários sentidos da palavra
razão
A atividade racional e suas
modalidades
A razão: Inata ou adquirida?
A razão na filosofia
contemporânea
Ignorância e verdade
Buscando a verdade
|
Razão e verdade
|
|
13
14
15
16
17
18
|
O nascimento da lógica
Elementos da lógica
A preocupação com o
conhecimento
Percepção, memória e imaginação
Linguagem e pensamento
A consciência pode conhecer
tudo?
|
Lógica, conhecimento,
consciência
|
|
19
20
21
22
23
24
|
A existência ética
A filosofia moral
A liberdade
A atitude cientifica
A ciência na historia
As ciências humanas
|
Ética e ciência
|
|
25
26
27
|
A vida política
As filosofias políticas
A questão democrática.
|
Política
|
METODOLOGIA
As atividades complementares contribuem para que os
alunos sejam capazes de processar informações e conhecimentos partindo de
diferentes fontes e tenham condições de expressar suas concepções e visões de
mundo por meio de múltiplas linguagens.
Pretende-se, portanto, sugerir estratégias
pedagógicas, (aulas expositivas, pesquisas, apresentação de filmes,
documentários, slides em multimídia, trabalhos em grupos, seminários (café
filosófico), debates, criação de textos e artigos e estudo dos textos do livro
FILOSOFIA de Marilena Chauí) para a aquisição de algumas competências indicadas
pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
AVALIAÇÃO
A avaliação tem por finalidade aferir o conjunto de
conhecimentos adquiridos individualmente pelo aluno durante determinado período
letivo. Portanto, ela se relaciona diretamente aos objetivos do curso e as
concepções de conhecimento adotadas pelo professor.
Os métodos (Quantitativos: Prova escrita
individual, seminários, trabalhos individuais e em grupos, apresentação e
reflexão sobre os conteúdos trabalhados, vídeos, filmes, slides) e
(Qualitativos: responsabilidade, pontualidade, assiduidade,
comprometimento, participação, agindo de maneira cooperativa, utilizando formas
de expressão que favoreçam a integração grupal, adotando atitudes de respeito
mútuo, dignidade e solidariedade). Quando elaboradas resultam em ferramentas
adequada para que certos conteúdos objetivos e subjetivos, sejam avaliados,
oferecendo ao professor indagações e reflexões sobre os temas e os conteúdos
centrais para verificação da aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
Parâmetros Curriculares Nacionais
Proposta Curricular da Secretaria de Educação do
Paraná.
CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino
Médio; Volume Único.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda e MARTINS. Maria
Helena Pires. FILOSOFANDO. Introdução à Filosofia. Volume Único. Moderna, 2009.
Prof.
João Bôsco Almeida Cruz
Curitiba, fevereiro
de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário