domingo, 9 de abril de 2017

Atividades EJA Narciso

Colégio Estadual Prof. Narciso Mendes -EFM
 Atividades de Sociologia - EJA

Professor João Bôsco

Aluno: _______________________________________________No _______ Turma: Ano ____

1. Surgido no contexto da expansão do mercantilismo, foi implantado primeiro em Portugal. Adotado em vários países da Europa. Teve seu auge com o Rei Luis XIV da França que dizia “ O Estado sou eu” Esse Estado chama-se (Comente a alternativa correta) 

a) Liberal 
b) Absolutista
c) Soviético
d) Comunista
e) Feudal

2. Emergiu no Século XVIII como reação ao absolutismo, tendo como valores o individualismo, a liberdade e a propriedade privada. Esse Estado chama-se:

a) Liberal 
b) Absolutista
c) Soviético
d) Comunista
 e) Feudal

3.Um dos grandes conflitos do Oriente Médio tem sido o confronto árabee-israelense, cujas origens remontam ao período que segue à

a) Segunda Guerra Mundial, quando os países vencedores apoiaram a Liga Árabe a invadir o território de Gaza.

b) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações, pressionada pelos Estados Unidos, dividiu o território Palestino para criar o Estado de Israel.

c) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, através das forças de paz, obrigaram Israel a abandonar o Sinai, garantindo o controle do Canal de Suez ao Egito.

d) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações aprovou a Declaração Balfour, colocando a Palestina sob o governo da Inglaterra.

e) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, retirando suas tropas da região, permitiu a ocupação da colina de Golan e dos territórios da Cisjordânia.

4. (UNICID SP/2009) Do ponto de vista social, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana se diferenciaram, pois:

a) enquanto a primeira apresentou um forte caráter elitista e escravocrata, a segunda foi um movimento fortemente marcado pela ação das camadas populares e de cunho abolicionista.

b) embora ambas tenham lutado pela independência do Brasil e pela abolição da escravatura, a Inconfidência Mineira possuía um caráter menos elitista do que a Conjuração Baiana.

c) se por um lado os dois movimentos eram elitistas e foram inspirados no êxito da Revolução Francesa, por outro, somente a Conjuração Baiana era verdadeiramente abolicionista e republicana.

d) somente a Inconfidência Mineira, pelo fato de ser inspirada nos ideais do pensamento iluminista, pregava a igualdade de direitos sociais e, conseqüentemente, o fim da escravidão.

e) de certo modo, defendiam interesses distintos, afinal, enquanto a primeira lutava pela liberdade de toda a população brasileira, a segunda lutava apenas em defesa dos senhores de escravos da Bahia.

5. (ENEM 2011) “Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática”.

(SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010) (adaptado). Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque:

a) determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

b) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.

c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

e) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

6. O Ato Institucional no 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:

a) convocar uma Assembléia Nacional Constituinte b) criar novos ministérios e empresas estatais

c) decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos

d) contratar maiores empréstimos no exterior e) promover uma reformulação do sistema partidário

7. Com a Constituição de 1988, chamada de _____________________, foi possível haver pela primeira vez na história brasileira uma legislação democrática garantindo a plenitude dos direitos civis, políticos e sociais no Brasil.

a) Constituição Impopular 
b) Constituição antidemocrática 
c) Constituição cidadã
d) Constituição Socialista
e) Constituição comunista.

8. A preocupação com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceção do(a):

a) Igualdade de todos perante a lei. b) Inclusão dos deficientes na sociedade.

c) Os fichas ­sujas poderem se candidatar as eleições. d) Estatuto da criança e do adolescente.

e) Respeito aos Professores.

9. “O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:

a) O cidadão é o individuo que se omite frente ao debate político.

B)A cidadania é apenas restrito aos estudiosos e políticos.

c)O cidadão é aquele que vive em sociedade.

d) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.

e) A cidadania é não discutir politica e fazer de conta que não existe a cidade.

10. (PITÁGORAS) “A cidadania traz em primeiro lugar a ideia de consciência coletiva, de vontade geral, ideia que, de Hobbes a Rousseau, constituiu, não a democracia liberal respeitadora dos direitos humanos fundamentais, mas o espírito republicano, a ideia dos antigos. (...) A ideia de república evoca os deveres e sacrifícios que o cidadão deve aceitar para defender e tornar viável a comunidade de cidadãos.” (ALAIN TOURAINE, 1998, p. 205)

Há uma relação direta entre direitos e obrigações nos sistemas democráticos. E, nos sistemas republicanos, uma ênfase nos interesses

a) econômicos. 
b) particulares. 
c) privados.
d) públicos.
e) regionais.

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