Colégio Estadual Prof. Narciso Mendes -EFM
Atividades de Sociologia - EJA
Professor João Bôsco
1. Surgido no contexto da expansão do mercantilismo, foi implantado primeiro em Portugal. Adotado em vários países da Europa. Teve seu auge com o Rei Luis XIV da França que dizia “ O Estado sou eu” Esse Estado chama-se (Comente a alternativa correta)
b) Absolutista
c) Soviético
d) Comunista
e) Feudal
2. Emergiu no Século XVIII como reação ao absolutismo, tendo como valores o individualismo, a liberdade e a propriedade privada. Esse Estado chama-se:
b) Absolutista
c) Soviético
d) Comunista
e) Feudal
3.Um dos grandes conflitos do Oriente Médio tem sido o confronto árabee-israelense, cujas origens remontam ao período que segue à
a) Segunda Guerra Mundial, quando os países vencedores apoiaram a Liga Árabe a invadir o território de Gaza.
b) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações, pressionada pelos Estados Unidos, dividiu o território Palestino para criar o Estado de Israel.
c) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, através das forças de paz, obrigaram Israel a abandonar o Sinai, garantindo o controle do Canal de Suez ao Egito.
d) Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações aprovou a Declaração Balfour, colocando a Palestina sob o governo da Inglaterra.
e) Segunda Guerra Mundial, quando a ONU, retirando suas tropas da região, permitiu a ocupação da colina de Golan e dos territórios da Cisjordânia.
4. (UNICID SP/2009) Do ponto de vista social, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana se diferenciaram, pois:
a) enquanto a primeira apresentou um forte caráter elitista e escravocrata, a segunda foi um movimento fortemente marcado pela ação das camadas populares e de cunho abolicionista.
b) embora ambas tenham lutado pela independência do Brasil e pela abolição da escravatura, a Inconfidência Mineira possuía um caráter menos elitista do que a Conjuração Baiana.
c) se por um lado os dois movimentos eram elitistas e foram inspirados no êxito da Revolução Francesa, por outro, somente a Conjuração Baiana era verdadeiramente abolicionista e republicana.
d) somente a Inconfidência Mineira, pelo fato de ser inspirada nos ideais do pensamento iluminista, pregava a igualdade de direitos sociais e, conseqüentemente, o fim da escravidão.
e) de certo modo, defendiam interesses distintos, afinal, enquanto a primeira lutava pela liberdade de toda a população brasileira, a segunda lutava apenas em defesa dos senhores de escravos da Bahia.
5. (ENEM 2011) “Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática”.
(SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010) (adaptado). Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque:
b) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
e) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.
6. O Ato Institucional no 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:
c) decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos
d) contratar maiores empréstimos no exterior e) promover uma reformulação do sistema partidário
7. Com a Constituição de 1988, chamada de _____________________, foi possível haver pela primeira vez na história brasileira uma legislação democrática garantindo a plenitude dos direitos civis, políticos e sociais no Brasil.
b) Constituição antidemocrática
c) Constituição cidadã
d) Constituição Socialista
e) Constituição comunista.
8. A preocupação com a cidadania se revela em alguns dos elementos abaixo, com exceção do(a):
a) Igualdade de todos perante a lei. b) Inclusão dos deficientes na sociedade.
c) Os fichas sujas poderem se candidatar as eleições. d) Estatuto da criança e do adolescente.
e) Respeito aos Professores.
9. “O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:
B)A cidadania é apenas restrito aos estudiosos e políticos.
c)O cidadão é aquele que vive em sociedade.
d) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.
e) A cidadania é não discutir politica e fazer de conta que não existe a cidade.
10. (PITÁGORAS) “A cidadania traz em primeiro lugar a ideia de consciência coletiva, de vontade geral, ideia que, de Hobbes a Rousseau, constituiu, não a democracia liberal respeitadora dos direitos humanos fundamentais, mas o espírito republicano, a ideia dos antigos. (...) A ideia de república evoca os deveres e sacrifícios que o cidadão deve aceitar para defender e tornar viável a comunidade de cidadãos.” (ALAIN TOURAINE, 1998, p. 205)
a) econômicos.
b) particulares.
c) privados.
d) públicos.
e) regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário