Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba
Estudante:_________________________________________________ Nº:________ Turma:______
ATIVIDADES DE SOCIOLOGIA - PROF. JOÃO BÔSCO
TEMA: Televisão e Sociedade
1. Por que o invento da TV foi um sucesso imediato?
2. Explique por que a velocidade da informação se constitui em uma limitação da linguagem televisiva?
3. Por que a TV monopoliza as atenções?
4. Por que a TV tem que se adequar a um público médio?
5. Escreve sobre o aspecto negativo de uma programação inflexível?
6. Explique a superficialidade da linguagem televisiva.
7. Explique por que a generalização é um aspecto limitado da linguagem televisiva.
8. Por que a TV valoriza o espetacular?
9. Do ponto de vista positivo, explique por que a TV é um veículo de comunicação democrático?
10. Por que a TV exerce um ceto controle sobre autoridades e instituições?
11. Escreva sobre três característica positiva da TV.
TEMA: Democracia
1. Qual a primeira sociedade a adotar o regime político democrático? Faça uma síntese da forma como funcionava essa experiência pioneira.
2. Com suas palavra, conceitue a democracia moderna.
3. O que você entende por principio da isonomia ou igualdade formal?
4. Dissemos que o Brasil se encontra na plenitude democrática em seu aspecto Representativo. Comente essa afirmação, classificando a democracia representativa.
5 Cite três exemplos de participação direta do povo nas decisões políticas.
6. Diferencie democracia representativa de democracia participativa.
7. Comente a seguinte assertiva contida no texto: "diz-se que o Brasil é um país que vigora a representação política democrática, mas que desconhece a democracia participativa ou social".
8. De acordo com os conceitos de democracia representativa a participativa, comente o seguinte texto: "(...) Ainda não vivemos numa democracia. Vamos um momento de ampla liberdade política, mas ainda não asseguramos os princípios de cidadania e igualdade, que fazem de um país uma democracia. Ainda não temos as instituições fortes e a serviços do cidadão como deve ser uma democracia". Lúcia Hipólito, cientista política, em artigo no jornal Correios Braziliense, de 29-3-2004.
9. Como se dividem e se caracterizam as formas de governos?
10. Transcreva a sua preferência entre as formas de governo, citando exemplos de países que as adotam.
11. Caracterize os sistemas presidencialista a parlamentarista de governo, estabelecendo as suas principais diferenças.
12. Enumere duas criticas positivas positivas e duas negativas dos sistemas presidencialista e parlamentarista de governo.
13. Por que se diz que em regime hipotético de monarquia presidencialista seria, atualmente, uma experiência impraticável e insustentável?
14. São duas as formas e dois os sistemas de governo. Quais as três possibilidades que podem compor os regimes de governo nas democracias contemporâneas?
15. Quem exerce a chefia de estados e a chefia de governo nas monarquias parlamentaristas e nas república presidencialistas e parlamentaristas?
Obs.: ENTREGAR RESPONDIDO IMPRETERIVELMENTE NO DIA 28/04/2017.
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