PROGRAMA DE DISCIPLINA FILOSOFIA JURIDICA |
Disciplina: FILOSOFIA JURÍDICA Código da Disciplina: JUR 150 Curso: DIREITO – CAMPUS CAIAPÔNIA Semestre de oferta da disciplina: 2011/1 Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 07/02/2011 Número de créditos: 02 Carga Horária total: 36 |
EMENTA: |
Desenvolver e aplicar os conceitos de Filosofia, Direito e Filosofia do Direito – Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito analisando os clássicos da Filosofia do Direito: Idealistas, Materialistas e Crítico e as Tendências filosóficas atuais em Filosofia do Direito. |
OBJETIVOS GERAIS (Considerar habilidades e competências das Diretrizes Nacionais): |
Proporcionar aos discentes uma visão geral e crítica do campo da filosofia jurídica, situando-os na experiência das diversas áreas do saber e da vida prática, dando-lhes fundamentos à práxis profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: |
· Conhecer as diversas correntes filosóficas, aplicando-as ao estudo do direito moderno. · Entender as correntes filosóficas aplicadas a interpretação do direito e suas tendências atuais. |
CONTEÚDO (Tópicos): |
· Noção e objeto da Filosofia Jurídica · O método na Filosofia Jurídica · Filosofia Jurídica e correlações com ciências afins · Origem e evolução histórica do direito · A Filosofia Jurídica na Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna · A doutrina do Direito Natural · Positivismo Jurídico e suas correntes doutrinárias · Escolas de Estrito Legalismo ou Dogmatismo · Escolas de Reação ao Estrito Legalismo · Escola do Direito Livre · Teoria Pura do Direito · Teoria Marxista e o Direito · Existencialismo e Direito · A Filosofia Jurídica de Del Vecchio · O pensamento jurídico crítico · A crítica valorativa da norma e o sistema jurídico brasileiro · Dimensão axiológica do direito · Direito e coação · O jurista e a cultura jurídica · Direito alternativo · Direito justo · Conceito de direito |
FORMAS DE AVALIAÇÃO: |
A avaliação será feita de forma contínua. O acadêmico terá envolvimento em todas as atividades propostas, lendo, escrevendo e discutindo sobre os temas abordados. Serão realizados trabalhos individuais e em grupos. Também serão formas de avaliação: • Freqüência e pontualidade por parte do aluno; • Participação construtiva e compromisso com a dinâmica e o processo educativo proposto pela disciplina; • Discussão fundamentada individual e em grupo; • Trabalhos sistematizados • Fichamentos, Resenhas, Seminários e painéis sobre as temáticas trabalhadas. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: |
AQUINO, Thomaz de. Suma Teológica. Porto Alegre: Sulina, 1980, 2 ed. ARRUDA, João. Filosofia do Direito. São Paulo, 1992. ROBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo. Abril Cultural, 1974. CDC. Código de Direito Canônico. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: |
ADEODATO, João Maurício. Filosofia do Direito. São Paulo: Saraiva, 1996. GUSMÃO, Pulo Dourado. Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1998, 4 ed. JÚNIOR, José Cretela. Curso de Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1999, 5 ed. NADER, Paulo . Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1998, 7 ed. REALE, Miguel. Filosofia do Direito. São Paulo: Saraiva,1998, 18 ed. KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Martins Fontes, 1978. BOBBIO, Noberto. O Positivismo Jurídico. Brasília: UNB, 1980. |
Aprovado pelo Conselho da Faculdade em: _______/_______/_______ . Assinatura e carimbo da Direção da Faculdade |
CRONOGRAMA DE DISCIPLINA
Data | Conteúdo | Metodologia utilizada | Recursos |
11/02/11 | Avaliação diagnóstica. Apresentação do programa de disciplina – proposta de conteúdos, metodologia de ensino e avaliação. | Aula expositiva e dialogada | Questionário Xerocopiado e Quadro |
18/02/11 | Texto: O conhecimento do Direito: | Aula expositiva e dialogada | Texto xerocopiado - Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1992 |
11/08/10 | Texto “ A Didática e a Educação” | Análise e Discussão em Grupo | Texto xerocopiado - Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1992 |
11/08/10 | Filme - Escritores da Liberdade - | Filme para análise | TV e DVD |
18/08/10 | Filme - Escritores da Liberdade - | Filme para análise | TV e DVD |
18/08/10 | Verificação de Aprendizagem | Estudo Dirigido | Texto xerocopiado |
25/08/10 | Didática: uma retrospectiva histórica. | Discussão em Grupo | Texto xerocopiado. ( Ilma. P. A. Veiga) |
25/08/10 | Didática: uma retrospectiva histórica | Textos para analise e discussão | Texto xerocopiado. ( Ilma. P. A. Veiga) |
01/09/10 | Verificação de aprendizagem | Estudo dirigido | |
01/09/10 | Didática: teoria da Instrução e do Ensino | Aula expositiva | Texto:Menegolla, M.e Sant’Anna. Didática: aprender e ensinar. São Paulo: Loyola, 1991 |
08/09/10 | O processo de Ensino na Escola | Leitura e análise | Texto:Menegolla,M.e Sant’Anna. Didática: Por que Planejar? Como Planejar? Petrópolis:Vozes, 1993 |
08/09/10 | O processo de Ensino na Escola | Leitura e análise | Texto:Menegolla,M.e Sant’Anna. Didática: Por que Planejar? Como Planejar? Petrópolis:Vozes, 1993 |
15/09/10 | 1ª Avaliação | | |
22/09/10 | O plano de disciplina. Etapas para a Elaboração de um Planejamento de Disciplina. | Leitura e análise | Texto: Sousa, E.S. e Vago,T. M. Trilhas e partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: 1997. |
22/09/10 | Verificação de aprendizagem | Estudo dirigido | Texto xerocopiado |
29/09/10 | Avaliação em Educação Física na Escola | Leitura e análise | Texto: Sousa, E.S. e Vago,T. M. Trilhas e partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: 1997 |
29/09/10 | Orientações Didático-Pedagógicas para a Organização das aulas de Educação Física. | Leitura e análise | Texto: Sousa, E.S. e Vago,T. M. Trilhas e partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: 1997 |
06/10/10 | Novas Formas de Organização das Aulas de Educação Física | Leitura e análise | Texto: Sousa, E.S. e Vago,T. M. Trilhas e partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: 1997 |
06/10/10 | Elaboração de um planejamento anual de Educação Física (habilidades e competências: Objetivo geral e especifico; Conteúdos conceituais, procedimentais, Atitudinais e recursos pedagógigos). | Aula expositiva | Textos, Livros para elaboração do planejamento. |
13/10/10 | Operacionalização bimestral (objetivos específicos, tema gerador, Unidade didática – conteúdos, sistemática de avaliação). Elaboração de uma aula de Educação Física. | Aula expositiva | Quadro e texto xerocopiado |
13/10/10 | Tendências metodológicas atuais da Educação Física | Aula Expositiva | Texto xerocopiado – Marcia Regina Grespan |
20/10/10 | Metodologia do Ensino Aberto | Seminário | Apresentação. Data show |
20/10/10 | Metodologia do Ensino Aberto | Seminário | Quadro e texto xerocopiado |
27/10/10 | Metodologia Desenvolvimentista | Seminário | Apresentação. Data show |
27/10/10 | Metodologia Desenvolvimentista | Seminário | Quadro e texto xerocopiado |
03/11/10 | 2ª Avaliação | | |
10/11/10 | Metodologia Construtivista | Seminário | Apresentação. Data show |
10/11/10 | Metodologia Construtivista | Seminário | Quadro e texto xerocopiado |
17/11/10 | Metodologia Crítico-emancipadora | Seminário | Apresentação. Data show |
17/11/10 | Metodologia Crítico-emancipadora | Seminário | Quadro e texto xerocopiado |
24/11/10 | Metodologia Sistêmica | Seminário | Apresentação. Data show |
24/11/10 | Metodologia Sistêmica | Seminário | Quadro e texto xerocopiado |
01/12/10 | Metodologia Crítico-superadora | Seminário | Apresentação. Data show |
01/12/10 | Metodologia Crítico-superadora | Seminário | Quadro e texto xerocopiado |
08/12/10 | Verificação de aprendizagem | Estudo dirigido | Texto xerocopiado |
08/12/10 | Verificação de aprendizagem | Estudo dirigido | Texto xerocopiado |
15/12/10 | 3ª Avaliação | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário