sexta-feira, 8 de junho de 2018

Trabalho 2AI e estudo de caso


Trabalho (Projeto) valor 3,0 pontos
2 AI
1.     Filosofia - Imagem e poesia (Ética)

A] Pesquise na internet e em jornais, revistas e livros os sentidos da palavra “ética”. Procure seu uso em expressões do senso comum, bem como nas esferas mais eruditas.
B] Organize o material pesquisado em um relatório identificando todas as fontes
C] Crie para um dos sentidos pesquisados um desenho ou fotomontagem e um texto criativo (pode ser uma poesia ou letra musical)
D] Monte sua produção em um painel ou cartaz, junto com a de seus colegas, e debata com eles e elas os significados de suas criações.

2. ESTUDO DE CASO – 2,0 pontos

CASO 1 - AMN Fato: A.M.N é gerente de vendas de uma empresa no segmento de material hospitalar. Seu filho recebe diagnóstico de doença grave e ele recorre a um cliente que é o gerente de compras de um grande hospital para conseguir internação urgente para seu filho. No contato A.M.N oferece “vantagens exclusivas” com uma gorda contrapartida em material hospitalar nas próximas compras. O gerente de compras do hospital aceita a oferta e consegue a vaga, furando uma fila de espera previamente existente.
Problema: O diretor de RH do hospital fica sabendo do fato por denúncia anônima de funcionários do próprio hospital e resolve chamar o gerente de compras para uma reunião e toma a seguinte decisão ética e moral: (
a) Demite o gerente de compras por justa causa alegando corrupção ativa.
(b) Adverte o gerente de compras e retira a criança da UTI.
(c) Adverte o gerente de compras e cancela o contrato com a empresa de A.M.N.
(d) Fica omisso, pois sabe que a criança é a sua sobrinha.
(e) Lembra que está devendo favores para o gerente de compras e resolve fazer vista grossa.
(f) Outra: ______________________________________________________________________

Solução ética:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


CASO 2 - JMK Fato: J.M.K é o filho de um bem sucedido empresário do segmento de restaurantes. Este jovem de 27 anos ocupa o cargo de “filho do dono” e tem predileção por ficar em um ou outro caixa de uma das 19 lojas. J.M.K descobriu um macete muito interessante que lhe assegura o financiamento das baladas do fim de semana. Ele recebe pagamentos com cartão de crédito normalmente, porém sempre em duplicidade. No entanto, ele cancela um dos pagamentos e o cliente não fica no prejuízo, porém J.M.K insere o ticket da venda realizada como se não tivesse cancelado e retira o valor em dinheiro do caixa.

Problema: A diretora do RH descobre a tramoia do filho do dono e pensa que não pode demiti-lo. Ela também não quer entregá-lo para seu pai, pois sabe que depois ele poderá persegui-la na empresa ou quem sabe até mesmo demiti-la em uma oportunidade futura e toma a seguinte decisão ética e moral:
(a) Conversa com o filho do dono e lhe mostra que é errado.
(b) Faz uma denúncia anônima para o dono.
(c) Demite o filho do dono.
(d) Fica omissa, pois sabe que é um problema de família.
(e) Lembra que JMK indicou seu marido para um ótimo emprego e resolve ignorar a denúncia.
(f) Outra: ________________________________________________________________

Solução ética: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário