domingo, 26 de janeiro de 2014

TALES DE MILETO

Tales de Mileto e o Princípio da Filosofia tradicional.

(Baseado nos escritos do historiador Diógenes de Laércio – Século terceiro da Era Cristã).
O que significa “Filosofia”?
A palavra “Philosophie” é de origem grega, e tem por significado “Amante do conhecimento e do saber”, descrita por Pitágoras. Sua origem é desconhecida no contexto, mas sua definição por palavra foi desenvolvida no Apogeu Grego. A Filosofia tradicional, tem por descrição o primeiro Filosofo que buscou a ciência, explicações das causas naturais e o principio subjacente de todas as coisas (Archê) “Tales de Mileto”. Mas será Tales o primeiro Filosofo?
Para Aristóteles e Sôlon não exatamente! Aristóteles descreve em seu Livro “O Mágico” que os primeiros filósofos teriam sido os Sacerdotes e Profetas Egípcios, Druidas Celtas, Magos Persas, Babilônios, Assírios e seus Caldeus entre outros demais, assim como Homero e Hesíodo na Mitologia e a Mitogonia.
Tales de Mileto, um dos sete sábios da antiga Grécia, cujo biografias indicam não ter tido um mestre é descrito por Diógenes de Laércio (Livro “Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres) como aluno de um dos sacerdotes egípcios, que lhe ensinou geometria. Ao voltar para a colonia grega, usufruiu de seus conhecimentos para enriquecer sua produtividade no plantio, e tendo sucesso, elaborou também teses (Obs*) sobre as estações e os dias do ano.
Então, a Filosofia existe desde antes de Tales de Mileto?
De certa forma sim. Mas, sua origem é apenas uma incógnita, pois terá de ser redefinida para ser afirmada.
Obs* Arche (Principio de tales era a água)
Obs* – Tales não deixou escritos, mas a astronomia náutica é atribuída a ele. O livro aponta autoria de Focos de Samos, e alguns biógrafos também atribui a Tales mais duas autorias “Dos Solstícios e Dos equinócios”.
Tales é apontado também como o primeiro a estudar astronomia e predizer os eclipses solares e a determinar Os Solstícios.
220px-Illustrerad_Verldshistoria_band_I_Ill_107

Um comentário: