domingo, 9 de abril de 2017

Atividades CEEP

Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba

Estudante:_________________________________________________ Nº:________ Turma:______

ATIVIDADES DE SOCIOLOGIA - PROF. JOÃO BÔSCO

TEMA: Televisão e Sociedade

1. Por que o invento da TV foi um sucesso imediato?

2. Explique por que a velocidade da informação se constitui em uma limitação da linguagem televisiva?

3. Por que a TV monopoliza as atenções?

4. Por que a TV tem que se adequar a um público médio?

5. Escreve sobre o aspecto negativo de uma programação inflexível?

6. Explique a superficialidade da linguagem televisiva.

7. Explique por que a generalização é um aspecto limitado da linguagem televisiva.

8. Por que a TV valoriza o espetacular?

9. Do ponto de vista positivo, explique por que a TV é um veículo de comunicação democrático?

10. Por que a TV exerce um ceto controle sobre autoridades e instituições?

11. Escreva sobre três característica positiva da TV. 


TEMA: Democracia 

1. Qual a primeira sociedade a adotar o regime político democrático? Faça uma síntese da forma como funcionava essa experiência pioneira.

2. Com suas palavra, conceitue a democracia moderna.

3. O que você entende por principio da isonomia ou igualdade formal?

4. Dissemos que o Brasil se encontra na plenitude democrática em seu aspecto Representativo. Comente essa afirmação, classificando a democracia representativa.

5 Cite três exemplos de participação direta do povo nas decisões políticas.

6. Diferencie democracia representativa de democracia participativa.

7. Comente a seguinte assertiva contida no texto: "diz-se que o Brasil é um país que vigora a representação política democrática, mas que desconhece a democracia participativa ou social".

8. De acordo com os conceitos de democracia representativa a participativa, comente o seguinte texto: "(...) Ainda não vivemos numa democracia. Vamos um momento de ampla liberdade política, mas ainda não asseguramos os princípios de cidadania e igualdade, que fazem de um país uma democracia. Ainda não temos as instituições fortes e a serviços do cidadão como deve ser uma democracia". Lúcia Hipólito, cientista política, em artigo no jornal Correios Braziliense, de 29-3-2004.

9. Como se dividem e se caracterizam as formas de governos?

10. Transcreva a sua preferência entre as formas de governo, citando exemplos de países que as adotam.

11. Caracterize os sistemas presidencialista a parlamentarista de governo, estabelecendo as suas principais diferenças. 

12. Enumere duas criticas positivas positivas e duas negativas dos sistemas presidencialista e parlamentarista de governo.

13. Por que se diz que em regime hipotético de monarquia presidencialista seria, atualmente, uma experiência impraticável e insustentável?

14. São duas as formas e dois os sistemas de governo. Quais as três possibilidades que podem compor os regimes de governo nas democracias contemporâneas?

15. Quem exerce a chefia de estados e a chefia de governo nas monarquias parlamentaristas e nas república presidencialistas e parlamentaristas?



Obs.: ENTREGAR RESPONDIDO IMPRETERIVELMENTE NO DIA 28/04/2017.






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